segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

RAPINAGEM DO PRÉ-SAL. Polípio Braga


- Rapinagem do Pré-sal

Polípio Braga
Sauer, ex-homem do governo do PT, conta como Zé Dirceu, Lula e Dilma ajudaram Eike Batista na rapinagem do Pré-Sal
Por Políbio Braga
Em longa entrevista de 27 páginas à edição trimestral de outubro de 2011 da Revista Adusp, da Universidade de São Paulo, aos repórteres Pedro Estevam da Rocha Pomar, Thaís Carrança e Daniel Garcia, o professor Ildo Sauer, diretor de Gás e Energia da Petrobrás entre 2003 e 2007, período que cobriu o primeiro mandato do presidente Lula e o início do segundo, participante ativo das decisões que levaram à descoberta, em 2005-2006, das jazidas do Pré-Sal, denuncia que Eike contratou, como consultores, dois ex-ministros do ex-governo FHC, Pedro Malan, da Fazenda, e Rodolfo Tourinho, das Minas e Energia, e um do ex-governo Lula, José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, para assessorá-lo, depois que arregimentou para a sua empresa OGX o engenheiro Rodolfo Landim, um dos maiores especialistas da estatal em petróleo
Texto completo.
. De longe, as denúncias são devastadoras para o ex-presidente Lula e para Dilma. Não é por menos que nenhum dos dois quis falar. Ildo Sauer foi homem de confiança de ambos - nomeados pelos dois.
. Integrante da equipe de especialistas que conduziu as pesquisas vitoriosas em 2005-2006, que culminaram com as descobertas de petróleo na camada de pré-sal, primeiro, no poço Paraty(2005), em seguida, o poço Tupi(2006), cuja estimativa de produção vai até os 80 bilhões de barris, Landim e seu colega, também, engenheiro, Paulo Mendonça, ambos, ex-integrantes da Gerência Executiva de Exploração, centro nevrálgico da Petrobrás, saíram da estatal, criaram uma empresa de consultoria e foram trabalhar para Eike, que havia sido recomendado pelo ex-ministro Tourinho para entrar no negócio do petróleo.
. Ou seja, o empresário X, já milionário, com uma fortuna estimada em 200 milhões de dólares, deu, graças às informações que teria sido a ele repassadas por ex-ministro e ex-especialistas da Petrobrás, tacada bilionária, para se transformar em homem de fortuna potencial de 100 bilhões de dólares, a partir de compra via leilão de poço de petróleo avaliado em 10 bilhões de barris de reservas.
. Não seria, portanto, impossível que Eike, como declarou à repórter Sônia Bridi, do Fantástico, em 2015 e 2016, venha ser o homem mais rico do mundo. Só para ter-se ideia da grandeza das reservas arrematadas por Batista, atualmente, os Estados Unidos têm 29,4 bilhões de barris, não mais que o dobro do que passa deter o empresário brasileiro. Breve.

Um comentário:

  1. Ao senhor Eike Batista tudo e mais um pouco. O governo do PT ( governo dito dos trabalhadores ) entrega para este senhor jazidas importantes do Pré-Sal. Esta é a maneira de ser dos PETISTAS E DO PT. Entregar as nossas riquezas. Riquezas estas que pertence ao Povo Brasileiro, mas que por motivos óbvios é entregue aos amigos do PT e do Poder. Aos amigos tudo e mais um pouco e ao Povo Brasileiro somente as migalhas. Mas tem gente que dá popularidade a esta gente, principalmente a este governo desta senhora que é outra coisa senão a continuação do ex.governo Lula.

    ResponderExcluir